Os picadores de madeira são máquinas que processam qualquer tipo de madeira. Para realizar o processo, estas máquinas utilizam navalhas especiais para o corte de toras, árvores inteiras ou resíduos de processos industriais
As máquinas possuem diversas peças e partes que funcionam por horas ininterruptas. Com o tempo, cada parte da máquina pode apresentar diferentes danos, como desgastes por erosão, abrasão, envelhecimento, corrosão, contaminação, etc. Ao apresentar esses desgastes, o processo vai sendo comprometido com prejuízos, falha na qualidade do produto final e até riscos de segurança.
Esses desgastes precisam ser notados e corrigidos rapidamente. Sem uma manutenção eficaz e rápida, tais danos podem implicar em defeitos e má qualidade dos cavacos produzidos, gerando prejuízos a sua empresa, além de um alto risco de ocorrer acidentes de trabalho, colocando em perigo a vida e saúde de seus colaboradores.
Para manter seu processo fabril em pleno funcionamento e segurança, é preciso realizar a manutenção, diminuindo a paralisação da linha de produção, reduzindo também prejuízos e mantendo a produtividade e qualidade de operação. Segundo a ABNT (NBR 5462/1994), a manutenção industrial tem como principal função “manter em ordem o funcionamento dos equipamentos por meio de intervenções corretas e oportunas”.
Existem três tipos de manutenção: corretiva, preventiva e preditiva.
A corretiva é dividida em duas etapas: a planejada, que após o problema identificado é realizada em intervalos, enquanto o picador não está sendo utilizado, e a não planejada, a qual é feita a manutenção imediatamente após o problema ser identificado.
A manutenção preventiva baseia-se em criar uma rotina baseada na programação do calendário de manutenção das reparações básicas de cada parte do picador, como limpeza, aferição, lubrificação e calibragem, prevenindo falhas.
A preditiva utiliza-se de métodos diferentes da preventiva, mas tem o mesmo princípio. Essa manutenção realiza inspeções e testes para a avaliação das partes de um picador e identificar suas irregularidades, para assim, programar sua manutenção.
A melhor forma de escolher o tipo ideal de manutenção de picador (que apresenta o melhor custo-benefício) para seu equipamento ou outro tipo de máquina é utilizando o fluxograma de criticidade. Neste fluxograma é possível avaliar diversos fatores e quais são os riscos para cada um deles para uma tomada de decisão mais assertiva.
Uma vez que você tenha definido quais são os equipamentos mais críticos, com a ajuda do fluxograma de criticidade, fica mais fácil definir qual manutenção utilizar e estruturar um plano de manutenção adequado..
Já no caso de um equipamento produtivo e essencial ao processo de produção, os impactos com uma falha são muito maiores. Assim, nesse caso, a melhor opção é realizar o acompanhamento preditivo ou preventivo.
Infasul, compromisso, seriedade e Funcionalidade!
Entre em contato com a Infasul e saiba mais sobre a manutenção correta para seu picador!
#Picador de Madeira #Navalha Industrial #Indústria Florestal #Indústria Madeireira #Máquinas Industriais
Comments are closed.