Atualmente, a indústria da moda é responsável por produzir 10% das emissões de carbono globais e usa aproximadamente 70 milhões de barris de petróleo a cada ano, utilizados na fabricação de fibras de poliéster que podem levar mais de 200 anos para se decompor. Além disso, as microfibras de plásticos das roupas de poliéster representam grande parte dos materiais que se acumulam nos oceanos.
Com o crescimento constante dessa demanda, é inquestionável a necessidade que temos de tornar esses processos mais sustentáveis rapidamente.
Foi pensando nisso que estudantes da Universidade Aalto, na Finlândia, começaram a desenhar roupas de materiais sustentáveis, usando uma nova tecnologia sustentável chamada Ioncell.
Essa tecnologia cria fibras têxteis a partir de materiais como madeira, jornais, papelão e algodão que seriam desperdiçados, as transformando em vestidos, cachecóis e pastas para laptop, e essa incrível invenção já chamou a atenção de pessoas muito importantes.
Em um baile de gala de 2018, a primeira-dama da Finlândia, Jenni Haukio, usou um vestido feito de bétula, um tipo de árvore, com o intuito de mostrar seu apoio a nova tecnologia e seu potencial de reduzir os danos ambientais provocados pela indústria da moda.
A Universidade de Aalto pretende desenvolver uma linha de produtos com essa tecnologia nos próximos anos, e o objetivo é que roupas feitas com bétula já façam parte do gosto popular no natal de 2025.
Enquanto isso, ficamos na torcida e expectativa de que tudo corra como o esperado e essa incrível invenção logo chegue até nós. Por aqui, seguimos fazendo nossa parte.
A Infasul trabalha com a comercialização de facas industriais e peças de reposição, assegurando alto desempenho, produtividade e eficiência a sua produção. Além disso, priorizamos sempre a sustentabilidade dos projetos elaborados, buscando gerar o menor impacto possível ao meio ambiente.
INFASUL: Compromisso, seriedade e funcionalidade!
Entre em contato conosco e saiba mais sobre nosso catálogo de produtos!
Comments are closed.