Muitas das peças das máquinas industriais não completam seu ciclo de vida, pois sofrem o desgaste prévio por sua utilização sem pausas e, muitas vezes, sem o cuidado necessário. O desgaste de peças das máquinas e equipamentos ocorre pelo atrito da superfície das peças com outro corpo que exerce contato.
Esse é um fator que influencia diretamente na produção da indústria, pois a perda progressiva do material pode desencadear falhas no processo ou trocas frequentes de peças que venham a estar impróprias para o uso, atrasando a produção.
Com a prevenção do desgaste das peças, é possível diminuir essas falhas e trocas de peças, aumentando a produtividade e a melhora na qualidade do produto final.
A forma mais eficaz e simples de prevenir o desgaste das peças é a utilização correta das máquinas. As máquinas devem sempre ser manuseadas por profissionais qualificados e treinados, que saibam reconhecer se houver um funcionamento incomum, assim como os limites do equipamento.
Além disso, é necessário realizar as manutenções apropriadas de tempos em tempos, também por profissionais autorizados. A maneira ideal de identificar a manutenção correta para o equipamento é avaliando diversos fatores de seu funcionamento.
Outra forma de prevenir o desgaste é através do revestimento das peças. Os revestimentos são capazes de fortalecer a peça com camadas de diferentes composições de ligas. O revestimento aumenta a vida útil das peças devido a sua alta resistência ao desgaste.
A Infasul desenvolve e recupera as peças desgastadas, devolvendo a alta resistência, sempre levando em conta a aplicação e a severidade da operação. Além disso, realiza a aplicação de revestimento nas peças com diferentes composições de ligas. Assim, proporciona maior durabilidade das peças, aumentando a produtividade das máquinas e a qualidade do produto final.
Comments are closed.