Acidentes de trabalho são comuns em ambientes industriais de alto risco. Por isso, é importante o uso correto de equipamentos de proteção individual (EPI), assim como a adoção de medidas e ações preventivas para precauções no ambiente de trabalho.
Conforme o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), em 2018 foram registrados 466.980 acidentes de trabalho, sendo 353.293 acidentes típicos, que ocorrem com o trabalhador a serviço da empresa. 105.245 foram identificados como acidente de trajeto, ocorrido no percurso entre residência e local de trabalho e 8.442 como doença do trabalho.
Em função dos altos números de acidentes, dia 27/07 se tornou o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho, simbolizando a luta para melhorias nas condições de saúde e segurança no trabalho.
Em fábricas ou indústrias, é fundamental o uso correto dos equipamentos de segurança, a realização de exames médicos periódicos, a implantação de Plano de Prevenção de Riscos Ambientais, entre outras prevenções. O EPI inclui óculos, protetores auriculares, máscaras, mangotes, capacetes, luvas, botas, cintos de segurança, protetor solar e outros itens que protegem os trabalhadores individualmente, reduzindo qualquer ameaça ou risco, lhe garantindo saúde e proteção. Eles devem ser fornecidos gratuitamente ao trabalhador e devem ser utilizados durante todo o período de trabalho. Além disso, os equipamentos precisam ter um Certificado de Aprovação para garantir que estão de acordo com as determinações do Ministério do Trabalho.
Em locais de trabalho que possuem máquinas de corte, é necessário ter uma atenção especial ao equipamento. Elas, em sua maioria, possuem peças que ao longo do tempo vão se desgastando e perdendo seu desempenho devido ao uso contínuo. A falta de manutenção e troca destas peças é arriscada, pois pode provocar danos ou acidentes graves.
Para situações como essa, confie na Infasul! Recuperamos e desenvolvemos peças de reposição levando em conta a aplicação, solicitação mecânica e severidade da operação. Entre em contato e saiba mais.
Comments are closed.