Os picadores de madeira são máquinas desenvolvidas para a redução de materiais, como toras, por exemplo, através de facas e navalhas especiais, montadas em rotores do tipo tambor ou disco.
Os picadores de madeira podem processar desde árvores inteiras na floresta, até resíduos de processos industriais, como fábricas de móveis. No caso dos resíduos de serrarias, eles são picados para utilização como matéria-prima em fábricas de chapas de madeira, celulose ou como combustível para fornalhas, na geração de vapor e/ou energia.
Nas fábricas de celulose, os picadores de madeira são máquinas de grande importância no processo de transformação das toras em partículas chamadas cavacos. Estes, após o processo de cozimento, fornecem as fibras para a fabricação da polpa celulósica.
Nas fábricas de chapas de madeira, como MDF, MDP ou OSB, também são utilizados picadores de madeira para a preparação dos cavacos, que serão a matéria-prima básica dos processos de fabricação.
Os picadores de madeira também são de grande valia nos processos de reciclagem de materiais, como:
- Resíduos florestais – galhos, casca e raízes;
- Resíduos industriais – embalagens, palets, móveis, sobras de construção, entre outros.
Quais as configurações do sistema de corte dos picadores de madeira?
Quanto ao sistema de corte e seus componentes, os picadores de madeira podem ter diversas configurações, como:
1- Com facas grandes, montadas em um tambor não cilíndrico giratório;
2- Com martelos, montados em conjunto de eixos giratórios;
3- Com facas pequenas ou pastilhas de corte, montadas em rolos cilíndricos;
4- Com navalhas circulares montadas em eixos rotativos, ou com roscas sem fim;
5- Com facas montadas em disco giratório (estes discos, também chamados de rotores, podem estar posicionados verticalmente ou inclinados em relação à base da máquina).
Picadores de madeira: formas de montagem
1- Fixo:
Picadores de madeira montados em base de concreto ou metálica. Nesta configuração, o material a ser processado é transportado até a instalação onde está o picador, sendo este alimentado de forma contínua e automática.
O produto resultante, os cavacos, são transportados por esteiras até um silo ou pilha de estocagem. Na maioria das vezes, os cavacos passam por um processo de seleção granulométrica antes de serem levados ao destino final.
2- Móvel:
Picadores de madeira montados sobre chassi com sistema rodante, pneus ou esteiras. Os picadores de madeira móveis, como diz o nome, se deslocam até o ponto de origem do material a processar.
Eles podem ser rebocados por trator ou caminhão, ou serem autopropelidos. Como exemplos, podemos citar:
-
- Picadores para processar resíduos provenientes da poda de árvores em áreas urbanas;
- Processamento de árvores ou toras diretamente na floresta;
- Processamento de resíduos florestais ou de outras procedências nos locais da geração ou em pontos estratégicos de coleta.
5 principais características dos picadores de madeira e suas aplicações:
Suas principais características são:
1) Robustez:
Devido às condições severas de trabalho a que são submetidos, geralmente são máquinas pesadas e de construção robusta.
Os picadores de madeira são particularmente utilizados por empresas que utilizam toras de tamanhos e espécies variadas, com a finalidade de usar os cavacos gerados como matéria-prima de processos ou como combustível.
2) Alta produção:
Equipados com motores elétricos ou de combustão interna (diesel), eles podem processar desde poucas toneladas até centenas de toneladas por hora.
A produção está diretamente relacionada com a potência do motor principal da máquina e com o tipo de material processado.
3) Alto custo:
Por suas características e aplicação, o preço dos picadores de madeira varia desde algumas dezenas de milhares até milhões de reais.
Como qualquer equipamento, mais do que o custo, o valor do equipamento é o que importa, pela sua capacidade e versatilidade.
4) Versatilidade:
Os picadores de madeira processam diferentes tipos de madeira, de diferentes formatos, como toras, resíduos industriais e resíduos florestais, além da variabilidade de tamanhos destes materiais.
Sempre haverá um tipo e tamanho de picador de madeira para cada necessidade.
5) Indispensabilidade:
Os picadores de madeira tornaram-se equipamentos importantíssimos para a grande maioria das indústrias que utiliza madeira nos seus processos produtivos. Podemos citar algumas destas indústrias;
- Fábricas de celulose: utilizam a madeira como principal matéria-prima;
- Chapas de madeira: também têm a madeira como matéria-prima principal;
- Pellets e briquetes: toras ou resíduos de madeira são transformados em material de alto poder calorífico, para uso energético;
- Energia térmica: materiais lenhosos, de qualquer forma ou tamanho, podem ser transformados, pelos picadores de madeira, e utilizados como combustível na alimentação de fornalhas para geração de vapor, energia elétrica ou na forma mais simples – como calor.
Quais as vantagens dos picadores de madeira?
Dentre muitas vantagens em se utilizar os picadores de madeira, temos:
1) A possibilidade de automatização de processos de produção, pela facilidade de transporte e alimentação dos cavacos (chips) produzidos;
2) Facilidade de estocagem e armazenamento dos cavacos em silos ou pilhas a céu aberto;
3) Transporte e alimentação de linhas de produção, fornalhas de caldeiras, digestores de fábricas de celulose, carregamento de navios para exportação de cavacos etc.;
4) Viabilização da utilização de resíduos florestais e industriais, agregando valor econômico aos mesmos;
5) Utilização ecologicamente correta de resíduos urbanos, decorrentes de podas de árvores, reciclagem de material utilizado na construção civil, demolições, móveis descartados, embalagens e outros.
Cuidados com os picadores de madeira
Ø Utilizar facas de ótima qualidade: as facas do seu picador de toras são de fundamental importância para segurança dos operadores e alta performance do equipamento. Para cada tipo de madeira a processar, há uma faca adequada. Madeiras mais duras ou secas demandam facas de maior resistência ao desgaste e retenção do fio de corte.
Ø Reafiar as facas tão logo as mesmas percam a capacidade normal de corte.
Ø Manter a regulagem correta da folga entre facas e contra-facas.
Ø Substituir as peças de desgaste, conforme limites pré-determinados.
Ø Fazer a manutenção periódica, conforme plano de manutenção preventiva, preditiva e corretiva.
Considerações importantes
Os picadores de madeira são máquinas robustas, mas podem tornar-se perigosas e até fatais se alguns cuidados importantes forem negligenciados.
A recomendação é sempre utilizar facas e peças de reposição de ótima qualidade e procedência e manter o equipamento conforme recomendação técnica do fabricante.
Para algumas aplicações, os cavacos gerados pelos picadores de madeira têm maior grau de exigência de qualidade, que somente é alcançado com os cuidados acima descritos.
Um exemplo desta aplicação está na fabricação de celulose, onde são utilizadas as fibras da madeira, que, posteriormente, serão utilizadas para fabricação de papel, tecido, medicamentos, alimentos, fraldas, absorventes e muitos outros produtos.
Saiba mais sobre os Tipos de desgaste de facas e peças de picadores de madeira
Comments are closed.