Um dos principais segmentos da chamada cadeia da Economia Circular é a reciclagem de diversos materiais. Entre os materiais que mais passam por processos de reciclagem estão o plástico e as sucatas metálicas. Em ambos os casos, o reaproveitamento deles para a fabricação de novos produtos e componentes é de praticamente 100%. Ou seja, quase todo o plástico ou aço destinado para a reciclagem consegue se transformar em algo novo dentro das indústrias de reciclagem.
Um estudo da Associação Brasileira da Indústria de Plástico (Abiplast) aponta que, em 2020, 23% das embalagens plásticas do Brasil foram recicladas e deixaram de ir para aterros sanitários ou direto para o meio ambiente. Isto indica que quase um quarto dos resíduos plásticos do país se transformam em novos produtos, participando ativamente da Economia Circular.
O país líder de reciclagem no mundo no mesmo período foi a Alemanha, com mais dos 60% resíduos urbanos reciclados, seguido pela Coreia do Sul, com 59%.
Além do plástico, o aço também é um dos materiais mais reaproveitados através da sucata metálica. De acordo com a Associação Latino-americana de Aço (Alacero), a sustentabilidade através da utilização da sucata metálica, como uma das principais opções de reaproveitamento e produção de novos materiais, é uma das tendências do setor do aço para 2023.
A maior vantagem deste material está na possibilidade de ser reciclado infinitas vezes mantendo o mesmo padrão de qualidade, contribuindo para um desenvolvimento sustentável.
A Economia Circular
O conceito de Economia Circular está ligado à tentativa de manter o uso do recurso natural pelo maior tempo possível dentro da cadeia produtiva. Desta forma, a atuação das indústrias de reciclagem são essenciais, auxiliando diretamente na menor necessidade de utilização da matéria-prima considerada virgem, ou seja, retirada diretamente do meio ambiente.
Além disso, a Economia Circular, de forma macro, auxilia os países a atingirem metas de redução na emissão de gases poluentes, como o Dióxido de Carbono (CO2).
Soluções da Infasul
A Infasul é referência em fabricar produtos de alto desempenho para indústrias de reciclagem. Entre as nossas principais soluções estão as facas para moinho, kits para corte de sucata metálica, peneiras classificatórias, rolos transportadores, segmentos dentados, tampas de faca e mais.
Conte com a tecnologia da Infasul para incrementar os resultados e a produtividade da sua planta fabril. Entre em contato e conheça mais sobre nossa atuação no segmento da reciclagem.
INFASUL, Compromisso, Seriedade e Funcionalidade!
Comments are closed.