A tecnologia entrou de vez na rotina produtiva das indústrias. Cada vez mais os processos se tornaram digitalizados, permitindo um controle maior sobre a operação, recolhendo informações pertinentes acerca de rendimento, qualidade, necessidade de parada para trocas, manutenções e muitos outros dados. Tudo isto só foi possível graças à incorporação da IoT (Internet of Things, ou Internet das Coisas em português) no dia a dia da indústria.
Neste artigo, explicaremos o que é a IoT, como ela é aplicada na indústria e como a Infasul contribui no desenvolvimento tecnológico de seus clientes.
O que é a IoT (Internet das Coisas)
Em suma, a IoT é um conjunto de tecnologias que permite a integração de dispositivos e equipamentos a sensores e softwares para aprimorar a gestão que temos sobre as diversas ações do nosso dia a dia, a partir da geração de dados em tempo real. Um caso prático da IoT pode ser o dos smartwatches, por exemplo.
A partir de um equipamento eletrônico no nosso punho, conectado a um smartphone, é possível monitorar pressão arterial, temperatura, quantidade de passos dados e calorias gastas, quanto tempo o usuário está sem tomar água e muito mais. E este conceito pode facilmente ser aplicado no chão de uma fábrica, como explicaremos abaixo.
A IoT no chão de fábrica
A Internet das Coisas não fica restrita ao dia a dia do consumidor final, mas também da rotina produtiva de uma indústria. A aplicação da IoT no chão de fábrica, através de sensores e controladores que se comunicam com sistemas locais ou em nuvem, permite o controle total das operações e dos processos por um gestor de produção, de estoque, de vendas e dos demais setores de uma empresa.
Estas tecnologias auxiliam na eficiência produtiva de uma indústria, na segurança dos colaboradores que utilizam o espaço diariamente e na qualidade final do produto entregue ao mercado. Vale destacar que, por conta de sua importância e reflexos gerados na operação, evitando falhas e transtornos, a exigência de qualidade destes dispositivos é maior do que os destinados para o consumidor final (B2C).
Retrofit de Equipamentos Industriais
Uma das formas que a Infasul contribui para fomentar o desenvolvimento tecnológico nos parques industriais de seus clientes está na prestação de serviços de Retrofit de Máquinas. Este processo prevê a atualização de componentes em equipamentos industriais, bem como aplicar tecnologia da IoT a fim de incrementar a operação que esta máquina terá na planta fabril do cliente.
Assim, a Infasul se coloca como empresa que fomenta a transformação dentro do segmento produtivo industrial, desenvolvendo produtos a partir de uma planta moderna e que utiliza elementos da Internet das Coisas, além de prestar serviços que contribuam na implementação de soluções tecnológicas na planta de nossos clientes. Entre em contato e saiba mais.
Comments are closed.