A indústria como a conhecemos deu seus primeiros passos ainda no século XVIII, com a Primeira Revolução Industrial. Após isso, ela sofreu diversas mudanças, passando pela segunda e terceira revolução industrial nos séculos XIX e XX. Cada uma dessas revoluções modernizou e expandiu a indústria, alterando completamente a maneira que produzimos.
Agora, o mundo tem se preparado para entrar de cabeça na Quarta Revolução Industrial, chamada também de Indústria 4.0. Mas você conhece esse conceito e sabe como se preparar para essa iminente mudança?
- Indústria 4.0
Trata-se do conceito que engloba as mais recentes tecnologias em Automação Industrial, como Internet das Coisas, inteligência artificial, Big Data e sistema físicos cibernéticos. O objetivo da Indústria 4.0 é criar uma planta fabril inteligente, que funciona de forma automática, com máquinas capazes de identificar um problema e decidir qual a melhor solução para resolvê-la.
- Pilares da indústria 4.0
Dentro da quarta revolução industrial, podemos encontrar quatro pilares que são a base do funcionamento de uma indústria inteligente. Esses pilares são:
Interconexão:
É a capacidade de integração entre todas as máquinas, sensores e dispositivos de se conectarem e comunicarem entre si.
Transparência de informação:
Caracterizado pela transparência de informações obtidas, este pilar se integra a interconexão, pois esta permite que dados sejam obtidos de diversas fontes. Neste pilar estes dados são organizados e facilitam a tomada de decisão
Assistência:
Mais uma vez, as informações obtidas nos outros pilares são organizadas e, ao serem interpretadas pelo sistema, dão assistência aos humanos na tomada de decisões.
Descentralização:
Este é um dos mais revolucionários sistemas trazidos pela indústria 4.0. Graças à descentralização, cada componente cibernético ou físico é capaz de tomar as próprias decisões e encontrar formas para melhorar a produção.
- Impactos da indústria 4.0
Os impactos da indústria 4.0 no setor industrial são vastos. Além de aumentar significativamente a produtividade, ela altera também à forma em que se deve gerir uma empresa.
Para os gestores cabe o papel de aprender sobre as novas tecnologias e como implantá-las, assim como buscar por mão de obra capacitada para lidar com esse novo modelo industrial, ou mesmo investir na formação de seu quadro de funcionários.
A Infasul é uma empresa que já trabalha com a em sua produção, demonstrando um aumento na sua produtividade e na qualidade de seus produtos. Entre em contato conheça mais.
Comments are closed.