A gestão industrial é o conjunto de ferramentas e estratégias utilizados para aprimorar fluxos em uma empresa. Uma das principais funções de uma gestão industrial eficiente é identificar e eliminar gargalos nos processos de uma fábrica. Logo, montar uma rotina de manutenções preventivas e até corretivas é vital para trazer eficiência para seu negócio.
Infelizmente, ainda existem gestores que não entendem a importância da manutenção na gestão industrial e são displicentes com as rotinas de suas das empresas. Para evitar este tipo de problema, falaremos hoje sobre os tipos de manutenção e alguns dos riscos causados por uma manutenção equivocada.
Importância da manutenção industrial
No ambiente industrial, a manutenção é vital e erros neste processo podem resultar em prejuízos e até mesmo em risco para seus colaboradores. Entre os principais problemas causados por uma rotina inadequada de manutenção estão:
Redução da vida útil dos equipamentos
Além de reduzir a produtividade de uma máquina, não manter uma rotina de manutenções faz com que a sua vida útil diminua, já que realizar apenas manutenções corretivas pode causar, ao longo do tempo, danos permanentes em seu equipamento.
Riscos à segurança dos funcionários
Outro fator que não pode ser ignorado é a segurança de todos os funcionários que utilizarão um equipamento industrial. Caso não sejam realizadas manutenções do mesmo, os colaboradores de sua empresa podem ser colocados em risco. Para evitar isso, tanto os equipamentos quanto as instalações devem ser frequentemente vistoriadas por profissionais capacitados em manutenção e segurança do trabalho.
Uso incorreto do equipamento
Ao realizar manutenções, você é capaz de identificar erros humanos que podem afetar seu equipamento. O uso incorreto destes é comum e pode acontecer até mesmo entre os colaboradores mais preparados. Por isso é importante manter uma rotina de manutenção e identificar pontos onde o desgaste da máquina é causado pela sua operação incorreta.
Tipos de manutenção
Existem diversos tipos de manutenção e cada uma delas deve ocorrer em um momento específico para evitar maiores problemas. Os principais tipos de manutenção são:
Manutenção corretiva
Esta manutenção é realizada quando o equipamento apresenta falhas que impedem seu uso. Os custos deste tipo de manutenção costumam ser elevados e ela afeta também o fluxo de sua produção. Realizar corretamente os outros tipos de acompanhamento é a melhor forma de evitar uma manutenção corretiva não planejada.
Manutenção preventiva
A manutenção preventiva deve fazer parte da rotina de uma planta fabril, acontecendo em intervalos programados. Esta manutenção será a responsável por prevenir falhas que podem afetar o ritmo de sua produção e trazer prejuízos. Nesta modalidade incluímos inspeções, substituição de peças de desgaste, limpeza, entre outros.
Manutenção preditiva
Manutenção preditiva é a responsável por diagnosticar falhas e problemas em estágio inicial, que podem afetar seu equipamento futuramente. O objetivo desta modalidade é reduzir ao máximo os outros tipos de manutenção, aumentando assim a sua disponibilidade de equipamento. Assim como a manutenção preventiva, ela deve fazer parte da rotina de uma empresa.
Agora que você já entende a importância da manutenção na gestão industrial, está convidado a conhecer o serviço de supervisão de paradas gerais da Infasul. Neste serviço, nossa equipe de técnicos e mecânicos orientará e fará o acompanhamento de seu calendário de paradas gerais, assim como as manutenções necessárias in loco. Entre em contato conosco e faça seu orçamento.
INFASUL, Compromisso, Seriedade e Funcionalidade!
Comments are closed.