O mercado tem cada vez mais demandado das empresas por ações e estratégias que se adequem no tripé de sustentabilidade. Ou seja, que as empresas tomem como base das suas atividades um conjunto de comportamentos ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável. Dentre deste cenário, a ESG se apresenta como uma proposta para facilitar a rotina de gestores e empresas. Entenda sobre o que se trata esta sigla e como aplicar os conceitos da ESG na indústria. Confira!
O que é a ESG
ESG é a sigla para Environmental, Social and Corporate Governance, que em tradução livre pode ser chamado de Governança Ambiental, Social e Corporativa. Desta forma, este conceito aborda os principais processos a serem aplicados no dia a dia de empresas, contribuindo diretamente na forma como estas se colocam no mercado e adequando as mesmas para o recebimento de certificações de produções sustentáveis e gestão assertiva da instituição.
Pilares da ESG
Para tal, a ESG aponta objetivos relacionados a como a empresa contribui para o cuidado do meio ambiente e os recursos do planeta (Ambientais), como ocorre a gestão de todas as pessoas envolvidas nas operações, como colaboradores, fornecedores, clientes e a comunidade (Sociais), e como a empresa em si é gerida e busca por crescimento, através de valores como transparência e com a estruturação de canais de ouvidoria e auditorias (Governança).
Como aplicar a ESG na indústria
Desde que o mundo corporativo passou a ter influência da globalização, entende-se que o foco deva continuar sendo a lucratividade da empresa, mas não para por aí. Um dos objetivos é reforçar ações que contribuam para a manutenção do ambiente no qual as pessoas vivem, tanto em questões ambientais, sociais e econômicas, fomentando uma cadeia produtiva sustentável. Por isso, um dos exemplos de como é aplicada a ESG na indústria é a Infasul.
Em nossos processos produtivos, utilizamos de energia elétrica gerada por fontes renováveis, além de contarmos com programas de crescimento profissional, espaço para diálogo interno com foco no desenvolvimento de colaboradores e da empresa (endomarketing), relacionamento aberto com o mercado, tanto com fornecedores, parceiros e clientes, e a prestação de serviços que contribuem na recuperação de componentes e equipamentos, evitando o consumo de matéria-prima virgem.
Desta forma, a Infasul é uma empresa referência em aplicar conceitos de sustentabilidade e governança em seus processos produtivos, o que reflete em certificações como a ISO 9001, obtida em 2008 e com recente atualização em 2022 da ISO 9001:2015. Conte com melhor em produtos e serviços para a sua indústria. Entre em contato e saiba como é trabalhar com uma empresa certificada.
Comments are closed.