Problemas na linha de produção são um grande inconveniente para qualquer empresa. A parada da produção pode acontecer por diversos motivos, entre eles: problemas técnicos, setup ou até mesmo erros humanos.
A paralisação dos processos produtivos pode acarretar em grandes prejuízos para uma empresa. Por isso, é sempre importante saber como evitar esse tipo de situação. Hoje vamos trazer para você algumas dicas sobre como calcular o prejuízo causado por interrupções na sua produção e como evitá-las.
- Calculando o prejuízo
Quando pensamos no cálculo dos possíveis prejuízos de uma interrupção da produção, devemos sempre calcular o valor gasto em cada hora parada. Dessa forma, podemos prever de maneira mais precisa qual será o custo de interromper a produção.
A base deste cálculo é a soma de todos os custos envolvidos na produção. Então você deve somar o preço da mão de obra, ou seja, o valor em horas que cada funcionário envolvido nessa linha de produção recebe, o valor da matéria prima, desde seu frete a seu armazenamento, e os custos gerais de produção, como o gasto de água e energia elétrica.
Somando esses valores, você terá uma previsão do custo da hora parada de sua produção. Você deve ter notado que se trata de um prejuízo elevado, sendo fundamental encontrar maneiras de se evitar este problema.
- Manutenção preventiva
É importante acompanhar de perto a situação de cada máquina que compõe a sua linha de produção, dando um foco especial naquelas que são potenciais gargalos que poderiam travar toda a sua cadeia produtiva. A manutenção preventiva é vital para evitar paradas abruptas na linha de produção.
Embora, por vezes, ela necessite de uma pausa na sua linha de produção, paradas programadas tendem a ser mais rápidas e, caso você possa remanejar a produção para outros equipamentos, ela também pode evitar a interrupção das operações.
- Aprenda com os erros
Outra dica para evitar paradas na sua produção é aprender a identificar possíveis problemas a partir de paradas anteriores. Algum equipamento já parou por atraso na manutenção? Alguma peça necessita de substituições recorrentes? Quais erros humanos ou mecânicos geraram os maiores prejuízos ou atrasos na produção?
Após coletar todos estes dados, compute as informações e crie um sistema para mitigar esses erros. Seu sistema deve passar tanto por agentes humanos quanto por softwares que controlem a sua produção. Assim você conseguira prever possíveis interrupções antes que elas aconteçam. Tal controle também faz parte das ações da manutenção preventiva.
- Invista em componentes de qualidade
Por mais que seja tentador investir em componentes mais acessíveis, em sua linha de produção o barato pode sair caro. Garanta sempre que todos os seus componentes e máquinas venham de bons fornecedores e que garantam longevidade a seu maquinário através de peças de alta qualidade e manutenção capacitada.
A Infasul é uma empresa que utiliza o mais moderno maquinário e matéria prima de altíssima qualidade para garantir que seus produtos minimizem ao máximo a necessidade de paradas na linha de produção de seus clientes. Além de contar com excelentes facas industriais e peças de reposição, nós também prestamos serviços de assistência técnica, supervisão de paradas gerais e recuperação de peças de desgaste, entre outros. Entre em contato e saiba mais!
Comments are closed.