Como acontece o desgaste de peças e facas em picadores de madeira

O desgaste em peças de reposição e também nas facas industriais utilizadas em picadores de madeira é algo natural em processos produtivos de indústrias como celulose e papel. Entretanto, é fundamental ter atenção com esta ação, pois ela possui relação direta com a produtividade do maquinário destas indústrias.

Mas quando é necessária uma parada geral para manutenção do picador de madeira? E quando isto ocorre, é preciso substituir a peça? Entenda um pouco mais sobre o desgaste em picadores de madeira.

  • O que é o desgaste:

O desgaste é o termo utilizado para o processo de perda progressiva de materiais de uma peça de reposição ou de uma faca industrial. Isto ocorre através do atrito entre a superfície destes componentes com o objeto (neste caso, a madeira) em que estão tendo contato direto no equipamento. O desgaste pode ser tanto ocasionado pela ação mecânica destes corpos ou mesmo por ação química, através de agentes corrosivos naturais ou contaminantes.

  • As duas classificações de desgaste:

São duas as formas de desgaste das peças e facas, sendo uma chamada de desgaste normal ou por abrasão, e a outra de desgaste prematuro ou por corrosão. Ambas resultam em perda de rendimento do equipamento, mas se diferenciam entre origem e ações que precisam ser tomadas para normalização do processo produtivo.

Desgaste normal ou por abrasão – é toda a alteração no componente, ocorrida de forma natural por abrasão com material cortado, dentro do previsto. São necessárias ações limpeza periódica, fixação correta de peças, controle de impurezas etc;

Desgaste prematuro ou por corrosão – são as alterações que ocorrem antes do previsto, seja pela corrosão ou quebra do material. É necessária a substituição antecipada da peça, o que implica em paradas não programadas.

Por conta disto, é fundamental também definir a melhor forma de manutenção para o seu picador de madeira, se corretiva, preventiva ou preditiva, além de utilizar peças de reposição e facas industriais com maior resistência. Isto tudo resulta no bom funcionamento do seu equipamento e, por consequência, uma maior eficiência produtiva.

A Infasul é referência no desenvolvimento de peças de desgaste com diversos tipos de revestimentos, como o de nióbio, e facas industriais com matéria-prima de alta liga e tratamento especial, cujos focos estão na durabilidade e performance. Além disso, dispomos de treinamentos e supervisão para padronização das melhores práticas de manejo e manutenção destes componentes e do picador de madeira. Entre em contato e saiba mais!

 

Eficiência que garante resultados

Com as peças de reposição da Infasul, você reduz custos de manutenção e substituição, graças à durabilidade e resistência das nossas soluções. Minimize o tempo de inatividade, aumente a produtividade e otimize sua operação. Entre em contato e descubra como podemos ajudar!