A principal função da manutenção industrial é manter em ordem o funcionamento dos equipamentos por meio de intervenções corretas e oportunas”.
Com o tempo de uso, cada parte de seu picador, sofre deterioração de vários tipos: erosão, abrasão, envelhecimento, corrosão, contaminação, entre outros danos. A partir do momento que esses desgastes comprometem demais o funcionamento do equipamento, ele começa a dar prejuízos e em casos extremos pode vir a quebrar tendo além deste prejuízo, riscos de segurança.
A única ação capaz de evitar ou diminuir isso é a manutenção. Com sua correta adoção é possível diminuir a paralisação da linha de produção, reduzindo também prejuízos, mantendo assim a produtividade e qualidade de operação ou produto.
Existem três principais tipos de manutenção que podem auxiliar na hora de reduzir custos, ter produtividade e segurança. Conheça-os a seguir:
A melhor forma de escolher o tipo ideal de manutenção de picador (que apresenta o melhor custo-benefício) para seu equipamento ou outro tipo de máquina é utilizando o fluxograma de criticidade (acesse nosso post “fluxograma de criticidade” e aprenda a executa-lo de uma forma simples). Neste fluxograma é possível avaliar diversos fatores e quais são os riscos para cada um deles para uma tomada de decisão mais assertiva.
Uma vez que você tenha definido quais são os equipamentos mais críticos, com a ajuda do fluxograma de criticidade, fica mais fácil definir qual manutenção utilizar e estruturar um plano de manutenção adequado.
Por exemplo, pense em uma lâmpada que possui pouco uso. Para ela não é necessário o investimento de manutenção preventiva ou preditiva e sim a utilização da manutenção corretiva, já que a mão de obra e o custo destinados ao planejamento e acompanhamento das trocas destas lâmpadas seriam mais altos se comparados ao baixo custo e mão de obra, utilizados para efetuar a manutenção da mesma somente quando a lâmpada de fato queimar.
Já no caso de um equipamento produtivo e essencial ao processo de produção, os impactos com uma falha são muito maiores. Assim, nesse caso, a melhor opção é realizar o acompanhamento preditivo ou preventivo.
Acesse também: “A IMPORTÂNCIA DA REGULAGEM DE FACAS E PEÇAS PARA UMA BOA QUALIDADE DOS CAVACOS”
Esse post ajudou você? Conte-nos sua experiência!