Durante o processo de recuperação de peças, nos quais são realizadas deposições de materiais de alta resistência ao desgaste por processos de soldagem sobre um material base, inevitavelmente uma zona deste material é afetada pelo calor da solda. Esta zona é conhecida como ZAC. Na ZAC, as propriedades mecânicas e microestrutura sofrem alterações por serem submetidas a temperaturas acima da zona crítica de austenitização. Em casos onde o processo de resfriamento é lento, surgem estruturas ferríticas com regiões de martensita e/ou bainita grosseira, que prejudicam a resistência na região.
Dependendo da geometria da peça (distribuição de massa), as regiões fragilizadas pelo surgimento das microestruturas indesejadas (martensita e/ou bainita grosseira) podem ser pontos de geração de micro trincas, podendo ocasionar pontos de ruptura por fadiga.
Outro inconveniente ocasionado pela aplicação de solda, sem o devido cuidado, é o surgimento de porosidades no revestimento antidesgaste. Podendo gerar trincas e a quebra da peça.
Há ainda outros fatores determinantes, para definir a quantidade de recuperações, como: o tipo de metal base, o volume de material eletro depositado na peça, bem como a necessidade de tratamento térmico posterior à aplicação.
Apesar do processo de aplicação do revestimento e o resfriamento serem controlados, minimizando a fragilização e garantindo a boa qualidade do produto final, a quantidade de recuperações de uma mesma peça é limitada.
A Infasul pode lhe ajudar na avaliação, recuperação e melhoria de cada componente, sempre levando em consideração a aplicabilidade e segurança operacional.
Quer saber mais, ou necessita de visita técnica, faça contato conosco.
Teremos grande satisfação em ajudá-lo a melhorar seu processo de recuperação de peças.
Comments are closed.