A tecnologia permitiu, ao longo dos anos, uma série de evoluções para a indústria. Além de prover equipamentos que conferem maior produtividade em escala menor de tempo, os avanços trouxeram também benefícios significativos na manutenção e prolongação da vida útil dos mesmos.
Se outrora maquinários antigos ou ultrapassados, tanto por tempo de uso quanto por desgaste, obrigatoriamente seguiam o caminho da substituição, hoje já é possível recuperá-los por completo. O retrofit é a técnica que visa uma nova vida aos equipamentos, promovendo nova eficiência ao custo comprovadamente menor, sem perder a qualidade. Conceitualmente, o retrofit é o termo usado na engenharia para “designar o processo de modernização de algum equipamento já considerado ultrapassado ou fora de norma“.
No caso da Infasul, pode ser considerado um procedimento que traz nova vida às empresas que recorrem aos nossos serviços. Deixamos equipamentos em condição de novo, adotando uma série de procedimentos que prezam pela atualização mecânica e adequações às normas de segurança e funcionamento.
Por exemplo, o procedimento pode recorrer a alteração de algum sensor que esteja obsoleto, reativando um sistema de segurança que foi modificado, atualizando o painel de comando para enquadramento das normas da NR-12, ou até mesmo, recuperando sistemas que estavam desativados na máquina. E claro: essa recuperação não visa somente colocar o maquinário em funcionamento novamente, mas também possibilita implementar melhorias e solicitações de adaptações feitas pelo cliente.
Economia garantida
O retrofit é mais vantajoso que uma simples reforma na máquina, ou ainda a aquisição de uma nova. Na reforma, por exemplo, há apenas a troca de componentes que mantém a originalidade da máquina, mas não traz recursos novos e nem a coloca de acordo com os padrões de exigência.
O retrofit, ao contrário, além de colocar a máquina em totais condições de operação, ainda busca atualizá-la de acordo com as normas e funcionalidades. Já com relação a maquinários novos, o retrofit também se destaca por envolver um custo muito inferior de investimento, por uma qualidade equiparável. Dependendo do projeto o qual a empresa deseja implementar, é perfeitamente possível recorrer a este expediente, com igual ou melhores resultados.
Exemplo: a empresa deseja adquirir uma máquina nova para aumentar a produção. Neste caso, é possível buscar este implemento através do próprio maquinário disponível, substituindo o rotor e o motor de acionamento, o que vai economizar cerca de 30% de investimento.
Ou ainda, o cliente quer trocar de máquina, pois a mesma não tem o sistema de shear pin na contra-faca, tecnologia presente nos modelos mais completos e novos. Neste aspecto, pode-se avaliar a possibilidade e a instalação do sistema no equipamento, sem precisar trocá-lo.
Gostou destas vantagens? O retrofit pode ser a solução para a sua empresa atualizar o maquinário, aumentar a produção, ao menor custo e com a mesma eficiência.
INFASUL: Compromisso, Seriedade e Funcionalidade!
Comments are closed.