Os picadores de madeira do tipo a tambor são largamente utilizados nas indústrias dos segmentos de celulose e papel, painéis de madeira, serrarias, biomassa, entre outros.
A alimentação do material é horizontal forçada por rolos tracionadores. As características construtivas são muito similares, podendo mudar alguns ângulos conforme o fabricante (figura 2).
As dimensões do cavaco, neste tipo de picado, é função basicamente do comprimento nominal do cavaco e das características do material a ser processado.
Comprimento do cavaco de madeira
O comprimento nominal do cavaco é determinado em função das seguintes variáveis;
– Quantidade de facas
– Rotação do tambor – RPM
– Velocidade de alimentação do picador (m/min)
– Malha da peneira
O sincronismo entre a rotação do rotor e a velocidade de entrada do material na máquina, determinará o comprimento nominal do cavaco.
Para melhor entendimento, imagine um rotor com uma única faca e o material a ser cortado um tarugo de borracha. A cada giro do rotor teríamos uma fatia cortada, portanto, se fossem duas facas teríamos duas fatias cortadas.
Neste caso hipotético, mantida a velocidade de entrada do material, teríamos na segunda situação as fatias com a metade da espessura do primeiro exemplo.
Para o caso de picagem de toras (madeira), dificilmente teremos “fatias” ou toletes, devido as características da madeira.
Quanto maior o comprimento nominal do cavaco maior será a espessura do cavaco.
Isto devido à força de coesão das fibras da madeira e variações dos ângulos de ataque durante os esforços de picagem, que aumentam a resistência de “lascamento” proporcionalmente ao aumento do comprimento das fibras.
Veja figura esquemática abaixo.
Para uma rápida avaliação do tamanho máximo de cavaco em um picador de madeira existente (figura 4), é necessário identificar a medida “U”, que é a diferença da faca até o final da chapa de cobertura, também chamada de detalonado.
Esta medida pode ser obtida com uma trena apoiada no eixo, medindo a diferença entre o fio da faca e o final da chapa de cobertura: U = medida A – medida B (ver figura 4).
Portanto para este tipo de picador de madeira a única dimensão do cavaco possível de determinar em projeto, é o comprimento.
A largura e espessura, são consequências das outras variáveis citadas e inerentes ao processo.
Exemplos de variáveis: umidade da madeira, diâmetro das toras, velocidade de corte ou velocidade periférica (RPM x diâmetro), afiação de facas, folga da contra-faca, etc.
O comprimento do cavaco é uma das premissas para o cálculo da produção do picador.
A velocidade de alimentação é calculada pela fórmula:
Va = Z x RPM x C / 1000 onde:
Va = Velocidade de alimentação em m/min
Z = Quantidade de facas
RPM = Rotações por minuto do rotor
C = Comprimento do cavaco em mm.
Exemplo:
Va = 3 facas x 500RPM x 30mm / 1000
Va = 45000mm/min / 1000
Va = 45 m/min
A partir desta fórmula básica, podemos deduzir a fórmula para calcular o comprimento do cavaco.
C = Va x 1000 / (Z x RPM)
Agora fica fácil de entender que variando a velocidade de alimentação, quantidade de facas ou a rotação do rotor, podemos alterar o comprimento nominal do cavaco.
Lembrando que sempre que alterarmos o comprimento do cavaco deverão ser observadas as medidas A e U da figura 4, e adequação da malha da peneira.
Tamanho do cavaco.
Normalmente os picadores de madeira a tambor não possuem ajuste do tamanho do cavaco, porém pequenas alterações podem ser obtidas com alterações de malha da peneira.
Para casos mais extremos, poderá ser necessária a alteração do projeto do rotor, malha da peneira e velocidade de alimentação.
Qualidade do cavaco (cuidados para manter alta performance).
A qualidade do cavaco resulta da conjunção de alguns cuidados citados abaixo que, caso não sejam observados, será significativamente afetada.
- Qualidade do fio da faca (desgastada ou mal afiada);
- Inconstância de alimentação (picos de alimentação geram cavacos variados);
- Grande quantidade de toras finas (diâmetro pequeno);
- Desgaste excessivo da contra-faca;
- Folgas excessivas entre facas e contra-faca;
- Desgastes excessivos (chapa de cobertura do rotor e carcaça);
- Desgaste da superfície da tampa de faca (superfícies mais resistentes resultam em alta performance de produção e durabilidade).
Produtividade do picador
A alteração do tamanho do cavaco tem relação direta com a produtividade do picador.
Se você quer saber mais sobre como aumentar a produtividade de sua máquina, ou maiores informações sobre como alterar o comprimento do cavaco, entre em contato conosco, que teremos satisfação em ajudar.
Comments are closed.